terça-feira, 6 de setembro de 2005

Delícias de Fígado - 1

E ao sétimo dia Deus fez...Fígado panado para o seu almoço...

A pedido de vários leitores assíduos do nosso Blog, e tentando colmatar um assunto por muitos ignorado e banalizado, o blog a partir de hoje e durante as próximas 27 Terças- Feiras irá dar início a uma nova rubrica intitulada " Delícias de Fígado por esse mundo adentro".

A primeira receita, é uma das minhas preferidas e como não podia deixar de ser, é tipicamente Portuguesa.

Fígado Panado

Ingredientes:
750 grs. de fígado
1,5 dl de vinho branco ( mas é melhor comprar 2 l)
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 cálice de vinagre
1 dl de leite
1 ovo
pão ralado
3 colheres de sopa de manteiga ou margarina
2 colheres de sopa de azeite
farinha
sal e pimenta

Confecção:
Corta-se o fígado em escalopes (fatias delgadas) e põe-se a marinar durante 4 horas com o vinho branco ( durante esse tempo de espera aconselhamos a que bebam o vinho que sobrou, isso o fará sentir mais relaxado e o seu paladar irá aumentar em 50%), o vinagre, o alho cortado, o louro, sal e pimenta.
Escorrem-se e passam-se os escalopes de fígado pelo leite, depois por farinha, ovo batido e, finalmente por pão ralado ( não usar pão de forma, a não ser que só tenha esse e não tenha vontade de se vestir e ir á rua comprar do outro).
Aquecem-se as duas gorduras e frita-se o fígado.Serve-se bem quente acompanhado com esparregado de nabiças, batatas fritas e enfeitado com rodelas de limão canelado.

Este pitéu é ideal para surpreender a sua Mulher ou Namorada num jantar romântico, visto serem conhecidos os efeitos afrodisíacos do Fígado panado.

Qualquer crítica ou sugestão que queira fazer a esta ou outra receita, será sempre bem recebida, porque acima de tudo, o Fígado existe para tornar a sua vida mais fácil e agradável...

ass: Desidério Vacondeus

1 comentário:

Shôtôr disse...

Tenho uma pequena dúvida, na parte do relaxamento, será conveniente enquanto bebo o vinho restante visionar k-7s antigas da emmanulle?