sexta-feira, 26 de agosto de 2005

Crítica cinematográfica - A Guerra dos Mundos


A Guerra dos Mundos, de Steven Spilberg, com Tom Cruise, Dakota Fanning, Justin Chatwin e Tim Robbins.

Começarei por dizer que esta crítica vem com algum atraso, mas no entanto terá que ser feita ou não conseguirei dormir descansado enquanto não aliviar o meu fígado!
O que dizer da Guerra dos Mundos de Spielberg? Sobre o filme em si acho não poderei acrescentar muito mais de tudo o que já foi escrito e rescrito, no entanto vou aqui fazer uma análise não do filme em si mas sim do argumento em si, qual o objectivo de tudo aquilo, quais as verdadeiras motivações dos senhores alienígenas. Ou seja a história por detrás história!
(NOTA : Confesso que não li o livro, é uma falha da minha juventude (porque é) e por acaso até tenho o livro em casa, mas de futuro certamente o lerei para tirar esta história a limpo...).
.
.
1º Porque raio alguém deixa as suas naves enterradas no planeta Terra para as vir resgatar posteriormente??
Explicação possível (e mais lógica quanto a mim) : Um grupo de senhores alienígenas que de agora em diante designarei por Manéis, decidiram ir beber uns copos a uma tasca ali pós lados de Marte, era sexta-feira e o trabalho de conquista espacial é algo cansativo.
Vai de modos que apanharam um valente pifo e no meio da confusão etílica que se instalou na mesa, um dos Manéis sugere fazer umas corridas na Terra ( na altura apenas habitada por gente rude do campo), só para aparvalhar um pouco. Ora como é normal neste tipo de festa brava, a noite prolongou-se e às páginas tantas era hora de voltar a Pz34§#grZt ( planeta mãe dos Manéis) e como ninguém estava em condições de conduzir as naves de volta, decidiram (brilhante ideia diga-se de passagem) estacionar as naves nuns quantos buracos, chamar o táxi espacial e voltar depois pra resgatar os bólides.
Os anos foram passando e a conquista espacial era cada vez mais intensa, de modos que este Manéis nem tiveram tempo de vir buscar os seus chaços de fim de semana, mas como em todo lado existe sempre fêmeas (neste caso vou chama-las de Alziras), e já a imaginar a conversa de jantar, "Ó Manél aquando vais buscar a porquêra da nave, ao rochedo onde tu e os inúteis dos tês amigos a deixará faz hoje 100 mil anos?", "Outra vez essa puta de conversa mulher? Epa vou lá este fim de semana prontos! Não vez que tenho tido que fazer e além do mais as naves que lá deixamos são velhas e não valem nada!", "Pôs, agora desculpa-te, só queres é buber mê grandessíssimo inútil! Alêm do máche, a nave faz falta agora ao moço que tá a começar na invasão de pequenos planetas!" "Epah, então vou falar com os Máneis e sendo assim já que os miúdos estão todos de férias, vão eles e para treinar invadem o planeta, que me parece que agora tem por lá uns bichitos que já dão alguma luta, é bom para eles treinarem."
Assim se explica porque voltaram os Máneis à Terra e também o porquê de nos dizimarem sem que tenhamos feito algo de mal a eles (excepto o Big Show Sic).

2º Alguma razão lógica para invadirem planetas completamente nús??
Em relação a esta questão, ou esta raça de Manéis é extremamente evoluída e já não ligas a imposições morais e bacocas como a monogamia, vergonha, e orgulho (difícil de acreditar se existirem fêmeas), ou então trata-se um grupo de bandalhos invasores gays, que como afrodisíaco decidem invadir planetas completamente em pelota, acabando tudo numa grande orgia gay e sangrenta com Manéis Tripódes a felaciar por tudo e por nada num planeta em escombros e manchado por sangue das pobres criaturas nativas.

3º E para acabar, porque raio morreram os Manéis de repente completamente ressequidos?
Bom, como já concluí (brilhantemente diga-se de passagem), um jovem grupo de bandalhos gays vieram buscar as velhas naves dos papás e para se distraírem e treinar também, nada como dizimar uma pequena raça de humanóides, e fazer plantações de arbustos sanguíneos (ou uma espécie de Arroz de Cabidela Humano!?).
Mas tal como em todo o Universo, os jovens não são muito dados a grandes reflexões, e como tal, toca de matar e chupar sangue aos pobres humanos sem sequer estudar minimamente o nosso organismo! Resultado? O sangue e tripas humanos caiu mal na barriga, deu uma valente dor de figadeira, apanharam congestão e subiu os níveis de colesterol a níveis nunca antes experimentados pelos imberbes Máneis gays, badalhocos e feios (nem sequer sabiam para que serve um bicicleta como se pode ver numa cena dramática na cave de Tim Robbins). Conclusão : Morte prematura e estúpida dos Máneis!

NOTA : Porque raio, em todos os filmes que faz o Tom Cruise é sempre o melhor dos melhores na sua profissão, é que mal começa o filme tá-se mesmo a ver que o gajo deve ser o melhor estivador do mundo e talvez o 2º melhor de Nova Iorque!!)

Realização : ***
Argumento : o
Representação : ***
Tim Robbins : *****
Classificão Final : **

o - Pior que os malucos do Riso ; * - Nem de borla; ** - Cocó de cão ressequido; *** - Safa-se; **** - Vale bem a Pena; ***** - Super-Hiper-Bom
Ass : Desidério Crítico

2 comentários:

Pedro Pedroso disse...

Ui..ca bom post!

Muito fixe...não tá parecido com o meu, aliás completam-se perfeitamente!

E a cereja no topo do bolo é mesmo a frasezinha (uso diminutivo não por ser abichanado mas porque a font utilizada é, efectivamente, pequena) final sobre o Tomé das Cruzes! Escapou-me esse pormenor!
Tens de fazer mais críticas!

Ganhaste cliente assíduo!
Abraço

Shôtôr disse...

Temos de ser uns prós outros neste ingrato mundo da Bloguesia!
Já fui incentivado ao suícidio apenas por expor as minhas ideias...
Não se faz...